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  • Arte Francesa do Ferro no Rio de Janeiro - Eulália Junqueira
  • Roberto Burle Marx 100 anos: a permanência do instável - Lauro Cavalcanti
  • Gravura Brasileira Hoje (depoimentos) - Sesc
  • Arte-Educação: Leitura no Subsolo - Ana Mae Barbosa (org.)
  • História das Artes Plástcas no Brasil - Francisco Acquarone
  • Acasos e Criação Artística - Fayga Ostrower
  • Universos da Arte - Fayga Ostrower

domingo, 25 de abril de 2010

MODELO VIVO & MONOTIPIA

Desenho de modelo vivo é o exercício do desenho da figura humana na presença de um modelo nas suas várias formas e posições. A execução deste tipo de desenho pode ser de uma forma simples com carvão, por exemplo, ou mais detalhadamente, usando lápis ou outros tipos de ferramentas de desenho.

O desenho da figura humana implica, geralmente, a nudez do modelo e conseqüentemente a exposição dos seus órgãos sexuais. Assim, como a pintura ou escultura do corpo humano, esta disciplina é uma das atividades onde o corpo masculino e feminino pode ser observado e representado tal qual se apresenta separado, no entanto. Embora todos os elementos da anatomia humana sejam representados. O responsável pelo meu fascínio pelo corpo humano nas artes foi o Mestre Florentino, por ter ministrado cursos de extensão universitária sobre Modelo Vivo.

Um atelier em aula de modelo vivo
Desenho em carvão

A monotipia é uma técnica de impressão muito simples. Com esta técnica consegue-se a reprodução de um desenho ou mancha de cor numa prova única, daí o nome “monotipia”.
A prova obtida, monotipia, não é um duplicado fiel do desenho ou mancha original, na passagem para o papel (impressão), as tintas misturam-se fazendo surgir efeitos imprevisíveis. A monotipia pode ser feita de diversas técnicas.
A impressão sobre superfície lisa é uma técnica de monotipia e permite obter um resultado previsível, deve-se apenas ter em conta que todos os elementos colocados na matriz (base) sairão impressos ao contrário, visto que da impressão resulta um positivo de um negativo que é a base, permitindo, apesar de nunca semelhantes, tirar mais uma ou duas provas da matriz, sendo essas progressivamente mais claras. Tive o primeiro contato com a monotipia em 1990, sob a orientação do Mestre Folrentino nas oficinas livres da UERJ.

Monotipia - Marcantonio - 2002

Monotipia s/ pagina de livro

Florentino Machado Guimarães, artista plástico e professor nascido, no Rio de Janeiro, em 1938, formou-se em Desenho e Plástica pela Escola Nacional de Belas Artes da Universidade de Brasília, no ano de 1962. Na antiga Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, obteve licenciatura em Desenho - Iniciação às Artes - História da Arte, tendo sido homenageado com o título de benemérito pelo Instituto de Arqueologia Brasileira, em 1974, e com o diploma de Membro Efetivo do Instituto dos Centenários, em dezembro de 1992. Entre 1994 e 1995, cursou o Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ.

Monotipia - Florentino -1991

2 comentários:

  1. Oi,Cafiero,
    obrigado pelos comentários. Estou me filiando a seu Blog. Sou o primeiro.
    Uma recomendação para satisfazer a curiosidade dos seus visitantes: deixe que suas fotos possam ser ampliadas. Fiquei muito curioso para ver aquele atelier, mas quando "clico" nele ele não amplia e não "mato" a curiosidade.
    Boa sorte com o blog.
    Até outras visitas.

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  2. Rio de Janeiro,10 de maio de 2012.
    Sr.M.A.CAFIERO,
    Me chamo Helio Moureira , trabalho como modelo vivo para o Parque Laje e instituições no Rio de Janeiro.
    Gostaria de uma oportunidade. Podemos agendar uma entrevista com vistas a futuros trabalhos?
    Acesse youtube modelovivownm tudo junto é o terceiro link.
    Por favor, acuse o recebimento
    Meu contato 21 8836-2132
    Desde já agradeço sua valiosa colaboração.
    Helio Moureira

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